top of page

Entenda o "Economês"


Imagem Pixabay

A economia tem quase uma língua própria. É comum escutarmos quase diariamente, especialmente em telejornais alguns termos da área como: PIB, política fiscal e tributária, IDH entre outros. Mas o que eles significam a final?


Para entender mais sobre esse universo ouça a nossa entrevista com a mestra em economia pela USP e professora Louise Oliveira. Ela esclarece o significado de vários termos da economia e tira dúvidas recorrentes quanto ao assunto.

Inflação pode ser algo positivo? PIB e IDH qual a diferença? O que são valores reais e nominais?






Imagem Pixabay

A economista e professora Louise Oliveira comenta sobre a dificuldade dos termos econômicos. “As pessoas falam do problema do “economês”, que está muito presente, devido ao uso de palavras muito específicas, próprias da área. Isso torna mais difícil a compreensão do economia pelo público em geral.”


Mas esse problema não é só nosso. A professora de economia da UFJF, Laura Schiavon, comenta que os desafios da compreensão da economia também passam pela sala de aula. “Uma das maiores dificuldades que vejo por parte dos alunos é que eles demoram a entender que medidas podem ser manipuladas.” Laura exemplifica: “Uma taxa alta de desemprego pode coexistir com a criação de vagas de trabalho, assim dependendo do enfoque que se deseja dar a ela, pode parecer extremamente positiva, quando na verdade não é bem assim. É possível tendenciar o público há uma ideia da economia que não é real.”

A estudante do primeiro período de economia da UFJF, Raiza Bertelli, fala de como sua percepção de alguns termos mudou após entrar no curso. “É muito bom ter essa nova percepção da economia, muita coisa eu não tinha ideia do impacto na sociedade, e agora compreendo melhor. A gente fala de muitas coisas mas não entende exatamente o que significam”


bottom of page