top of page

Evento une academia e movimentos sociais na UFJF

A prática e o estudo de uma comunicação voltada para a defesa de uma sociedade mais justa e igualitária para todos e todas é possível. Existe até um evento voltado para essa questão, a XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã que, neste ano, acontece na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

União entre academia e movimentos sociais populares é fundamental no momento político que vivemos/ Foto: Divulgação Mídia Cidadã

A Conferência ocorre entre os dias 25 e 27 de outubro. As inscrições para apresentação de trabalhos e de relatos de experiências vão até o dia 24 de setembro. Uma característica especial do Mídia Cidadã é a possibilidade de reunir, em um mesmo lugar, a produção acadêmica e a dos movimentos sociais populares, colocando-as para dialogar.

A professora Cláudia Regina Lahni, junto com o professor Bruno Fuser, coordena o evento e dá mais detalhes no áudio abaixo:

“Com este evento se consolida a nossa preocupação, enquanto Universidade, com as questões abrangidas por ele. Essas questões dizem respeito aquilo que é essencial, que é a cidadania ativa e democrática. Portanto, a importância da comunicação na sociedade contemporânea e da mídia naquilo que se refere ao exercício da cidadania de todas as pessoas, especialmente das minorias sociais”, completa Lahni.

A docente também aponta para a necessidade de disciplinas que ajudem a formar essa consciência nos futuros profissionais da mídia. Ouça no áudio:

Outras informações sobre a XII Conferência de Mídia Cidadã podem ser encontradas no site e na


bottom of page